AndroidAtendimentoFIFOGestão

Visão Geral sobre o software Fifo – Fila Fácil Online

Spread the love

O nome Fifo, é um acrônimo para Fila Fácil Online, bem como um conhecido regime de filas da teoria das filas, que significa em inglês first in first out (primeiro a entrar primeiro a sair). Ele define conjunto de módulos de software que se destina a gerenciar um atendimento de fila única para atendimento presencial. O subtítulo Fila Fácil Online, vêm da característica da facilidade de implantação do software, já que todos os módulos são executados a partir da nuvem na internet, com isto o software não necessita de nenhum tipo de instalação (na sua maior parte), e ele não precisa ser comprado, apenas se assina um serviço para sua utilização, para maiores detalhes vá até a nossa loja online em http://loja.fcatec.com

Basicamente o software é dividido em 4 módulos : Atendimento, Gerenciamento, Painel Virtual e Impressão Remota. Abaixo fornecemos uma breve descrição de cada um desses módulos.

Diagrama Geral do Fifo
Diagrama Geral do Fifo

Módulo de Chamadas/Atendimento : Este é o módulo que será executado em todas as mesas/guichês de atendimento onde se pretende gerenciar as filas. Ele é executado via navegador de internet e é acessado por meio do link http://fifo.fcatec.com/fifo?login= , notar que depois que você possui um usuário cadastrado no sistema (que obrigatoriamente deve ser um e-mail válido), neste link você pode preencher o login=”usuário@dominio.com”, e salvar como um favorito, desta forma, toda vez ao clicar neste link, o seu usuário estará preenchido automaticamente, bastando apenas digitar a senha para ser efetuada a entrada no sistema.

Módulo de Atendimento Fifo
Módulo de Atendimento Fifo

Clique aqui para mais detalhes sobre o módulo de atendimento.

Módulo de Gerenciamento : Este módulo deve ser acessado apenas pelo gestor do contrato Fifo, perante a FCA. Isto por que este usuário terá acesso a aplicação que controla alguns cadastros do sistema, como incluir, alterar ou desativar usuários, bem como, acessa as estatísticas geradas pelos atendimentos, em forma de consultas, relatórios e gráficos.

Monitor de Atendimento Fifo
Monitor de Atendimento Fifo

Clique aqui para mais detalhes sobre o módulo de gerenciamento.

Módulo de Painel Virtual : Este módulo é o responsável por exibir informações sobre as chamadas aos clientes que utilizam o atendimento da unidade em questão. É um aplicativo que deve ser executado em dispositivos Android, versão 4 ou superior, podendo ser executadas em tablets ou centrais multimidia como veremos adiante.

Painel Virtual Android
Painel Virtual Android

Acima podemos visualizar um dos modelos de visualização do painel que está disponível, temos outros modelos com 2 filas fixas, sem marketing etc…, que possuem características diferentes para melhor se adequar ao atendimento da unidade.

Para instalar o software de painel do Fifo, vá até o Google Play e faça uma busca por “Fifo”, que você encontrará o software para instalação, caso não apareça listado, é porque seu dispositivo não preenche os requisitos mínimos para instalação, provavelmente é de uma versão de Android muito antiga.

Módulo de Impressão Remota : Este é o único módulo que executa exclusivamente sobre Windows, e necessita ser instalado em um computador com este sistema operacional. Sua função é emitir senhas de atendimento, por meio de telas Touch-Screen, ou a partir de cliques de mouse. Após a execução será exibida uma tela semelhante à tela abaixo :

Ao se clicar em um dos botões, será impressa a senha de atendimento da fila, na sequência que se encontra atualmente. Independente do clique ser gerado em uma tela de touch-screen, ou pelo mouse, o comportamento do software é o mesmo. Além disso, o número de botões disponíveis na tela, será conforme a configuração realizada na unidade de atendimento, podendo estar disponível de 1 até 8 opções, dependendo do pacote Fifo adquirido junto à FCA Tecnologia.

Tela Touch Screen Impressão Remota
Tela Touch Screen Impressão Remota

 

Notar que a impressão de senhas pode ainda ser feita pelo módulo de atendimento, no que chamamos de modo de triagem, ou ainda por meio de tablets, como pode ser visto em outro post de nosso blog e também aqui

Esta é uma visão geral e resumida de cada um dos módulos do Fifo, você poderá ver mais detalhes em outros posts neste blog.