GestãoSiap

SIAP – Perguntas Virtuais (Apurando Resultados)

Spread the love

botaopergvirtualIntrodução

Visando aumentar a qualidade do resultado final das suas pesquisas, a versão 4.5 do SIAP Gestão de Pesquisas trouxe o recurso de Pergunta Virtuais, cujo objetivo é gerar informações a partir da apuração dos dados coletados.

Diferentemente da perguntas convencionais (que são respondidas diretamente, durante a coleta da entrevista no dispositivo móvel), as perguntas virtuais não são “perguntadas” ao entrevistado nem coletadas no dispositivo móvel. Inclusive, elas somente são criadas/configuradas depois que a montagem do seu questionário (perguntas e respostas), já tenha sido finalizada, e que seu questionário já tenha sido publicado.

As perguntas virtuais tem como principal objetivo elaborar novas informações, ou novas formas de apresentar o resultado das perguntas no relatório final da pesquisa. Essas informações são baseadas em critérios definidos pelo usuário a partir das perguntas/respostas e localidades originalmente coletadas nas entrevistas.

O uso das Perguntas Virtuais podem ser utilizadas para apurar resultados com as seguintes finalidades:

a) Agregar, Suprimir e/ou Apelidar respostas coletadas, possibilitando uma apresentação diferenciada do resultado da pergunta.

b) Classificar Dados Numéricos em Faixas de Valores, permitindo coletar dados no formato numérico (aberta numérica, escala numérica Múltipla ou Deslizante) e apresentar o resultado em um formato textual.

c) Aplicar Filtros Múlt-Variáveis entre qualquer quantidade de perguntas/respostas para a identificação de tendências de respostas por perfil de entrevistado.

d) Realizar o Mapeamento de Localidades de maneiras diversas, indo além do cadastro hierárquico de localidades e Sub-Localidades utilizado na coleta. Este recursos potencial a análise de resultados por localidade (regiões., bairros, etc).

Para aprender como Definir Perguntas Virtuais, acesse os links com exemplos práticos para cada uma dessas finalidades:

a) Agregar, Suprimir e/ou Apelidar respostas coletadas.

b) Classificar Dados Numéricos em Faixas de Valores

c) Aplicar Filtros Múlt-Variáveis

     – Exemplo 3 (Básico: 3 Variáveis)

     – Exemplo 4 (Avançado: com Resposta Aberta)

d) Realizar o Mapeamento de Localidades