GestãoSiap

SIAP – Perguntas Virtuais (Apuração de Resultados) Exemplo Prático 3

Spread the love

botaopergvirtualExemplo Prático 3:

Aplicar Filtros Mult-Variáveis (Básico: 3 Variáveis)

Para entender o que é uma Pergunta Virtual clique aqui.

Neste artigo mostramos um exemplo prático de como utilizar as Perguntas Virtuais, para apurar os dados coletados com a finalidade de aplicar filtros entre qualquer quantidade de perguntas/respostas para a identificação de tendências de respostas por perfil de entrevistado.

Vamos supor  que em uma pesquisa com uma amostra de 1.500 entrevistados, temos a distribuição do perfil dos entrevistados conforme pode ser visto nas figuras 1 2 e 3 a seguir:

figura1
Figura 1 – Perfil do entrevistado “Sexo”

 

figura2
Figura 2- Perfil do entrevistado “Faixa etária”

 

figura3
Figura 3 – Perfil do entrevistado “Escolaridade”

 

Agora, vamos supor também que o cliente deseja visualizar a distribuição do nível de Escolaridade apenas das Mulheres na Melhor Idade (Idosas)ou seja, apenas dos entrevistados do sexo feminino com mais de 65 anos.    Para obter essa informação,  você deverá utilizar o recurso de Perguntas Virtuais para criar Filtros Mult-Variáveis.  Ao final  você terá a apresentação abaixo:

Figura 4 - Representa o Filtro Múltiplo entre as Respostas "Feminino" , "65 Anos ao mais" com todas e todas as respostas da Pergunta "Escolaridade"
Figura 4 – Representação da distribuição do nível de Escolaridade entre as Mulheres na Melhor Idade (Idosas), obtida a partir do Filtro Múltiplo entre as Respostas “Feminino” , “65 Anos ao mais” e todas as respostas da Pergunta “Escolaridade”.

 

O resultado obtido com os filtros aplicados na figura 4 assemelham-se ao recurso de Cruzamento de Dados disponível nos relatórios do SIAP, no entanto com o uso de Pergunta Virtual é possível realizar o cruzamento entre mais de duas (N) variáveis (perguntas).  Enquanto que os cruzamentos no relatório do SIAP são restritos a apenas duas variáveis (perguntas)

 

A seguir, mostramos o passo-a-passo a definição da nossa Pergunta Virtual de exemplo:

Acesse o botão “Definir Pergunta Virtual” na “Aba Gestão de Resultados”

Na parte superior da tela (destaques em vermelho), clique no botão “Novo” para incluir uma nova Pergunta Virtual, digite um título para ela, que nesse chamamos de: “Perfil da Escolaridade das Mulheres na Melhor Idade”, e depois Salve.

Obs: O campo “Grupo” serve apenas para exibição no relatório final, por isso, não precisamos utiliza-lo neste momento.

Figura 5 – Tela de Perguntas Virtuais, com “Perfil da Escolaridade das Mulheres na Melhor Idade” em destaque.
Figura 5 – Tela de Perguntas Virtuais, com “Perfil da Escolaridade das Mulheres na Melhor Idade” em destaque.

Na parte inferior da tela (destaques em verde), clique no botão Novo” para incluir as Repostas Virtuais para a Pergunta virtual recém incluída.   Ou seja, queremos mostrar como resultado a mesma classificação da Pergunta Original “Escolaridade”, mas apenas para entrevistados do sexo feminino com mais de 65 anos .

Figura 6 - Tela de inclusão/edição de Respostas Virtuais
Figura 6 – Tela de inclusão/edição de Respostas Virtuais

Por enquanto, digite o título da Resposta Virtual Analfabetas, e clique em Salvar.  Iremos incluir as demais resposta virtuais mais adiante.  Obs: Por enquanto, a Metodologia de Apuração deve ficar “A Definir”.

Até este momento, definimos apenas a nova Pergunta Virtual e uma possível Resposta Virtual.  Mas, ainda não fizemos qualquer relação entre esta Pergunta Virtual e a Pergunta Original.    A partir de agora precisamos definir quais são os Critérios de Apuração para cada uma das respostas virtuais, pois são esses critérios que fazem a relação com as Perguntas/Respostas Originais. Para isso, acesse o botão “Definir os Critérios de Apuração de Respostas”, e então será apresentada a tela “Critérios de Apuração de Resposta” (figura 7)

Figura 7 – Tela de Critérios de Apuração de Respostas para a pergunta virtual “Perfil da Escolaridade das Mulheres na Melhor Idade”
Figura 7 – Tela de Critérios de Apuração de Respostas para a pergunta virtual “Perfil da Escolaridade das Mulheres na Melhor Idade”

Definindo a Metodologia de Apuração

Em princípio, todas as respostas virtuais estarão com metodologia de apuração “A Definir”, é nesse momento que precisamos definir qual metodologia devemos utilizar para apurar cada Resposta Virtual, essa escolha vai depender dos Critérios que iremos utilizar para apurar cada resposta virtual.

Figura 8 – Tela de edição para alterar a Metodologia de Apuração de cada critério
Figura 8 – Tela de edição para alterar a Metodologia de Apuração de cada critério

Para chegar ao resultado das resposta virtuais do nosso exemplo, teremos que utilizar critérios de apuração que utilizam Respostas Originais de três Perguntas Originais diferentes (Sexo, Idade e Escolaridade).  Por isso, a metodologia de apuração a ser escolhida deve ser: “Obrigatoriamente Todos os Critérios (Respostas Diversas)”, para isso clique no botão Editar na parte superior da tela, e depois clique em “Salvar”.

Definindo os critérios de Apuração

Para incluir os Critérios de Apuração para cada a pergunta virtual Analfabetas, selecione-a  e utilize o botão “Novo” na aba Critérios de Apuração (figura 7).  Depois, na tela de “Definição de Critério da Resposta Virtual” (figuras 9 a b c), escolha a “Pergunta Original” e a “Resposta Original” (destacadas em Amarelo) que servem como Critério de Apuração para a resposta virtual selecionada.

Para que a resposta virtual seja apurada como “Analfabetas” , é preciso que a em uma mesma entrevista sejam atendidos 3 (três) critérios (a, b, c):

a) Pergunta Original 0005-Sexo seja igual a Resposta Original “0002-Feminino

b) Pergunta Original 0006-Faixa etária seja igual a Resposta Original “0007-65 anos ou mais

c) Pergunta Original 0007-Escolaridade seja igual a Resposta Original “0001-Analfabeto

Assim temos (figuras 9 a b c):

Figura 9a - Primeiro Critério da Resposta Virtual
Figura 9a – Primeiro Critério da Resposta Virtual

 

Figura 9b -Segundo Critério da Resposta Virtual
Figura 9b -Segundo Critério da Resposta Virtual

 

Figura 9c -Terceiro Critério da Resposta Virtual
Figura 9c -Terceiro Critério da Resposta Virtual

 

Quase pronto !!   Ao final dos passos a b c acima você terá finalizado a definição dos critérios da “Resposta Virtual” Analfabetas, conforme pode ser visto na figura 7.

Depois disso, você já poderá utilizar por 3 vezes a opção “Replicar Resposta Virtual/Critérios” disponível a partir do botão “Processos” (figura 10 e 11) para definir os critérios  das demais Respostas Virtuais que representam o nível de escolaridade (Analfabetas, Fundamental, Médio, Superior).

Figura 10 – Tela de Critérios de Apuração de Respostas Virtuais.

Figura 10 – Tela de Critérios de Apuração de Respostas Virtuais.

 

Figura 11 - Menu Acessível a partir do botão Processos
Figura 11 – Menu Acessível a partir do botão Processos

Depois clique nos botões “Editar“,  na parte superior da tela para alterar o nome de cada uma das perguntas virtuais replicadas, e em seguida clique no botão “Editar” na parte inferior da tela para alterar apenas os critérios que representam os níveis de escolaridade, conforme a seguir:

  • Pergunta Original “0007-Escolaridade” seja igual a Resposta Original “0002-Ensino Fundamental
  • Pergunta Original “0007-Escolaridade” seja igual a Resposta Original “0003-Ensino Médio
  • Pergunta Original “0007-Escolaridade” seja igual a Resposta Original “0004-Superior

 

Pronto !!! Depois de definidos os critérios das perguntas virtuais, se desejar visualizar de imediato o resultado da apuração da Pergunta Virtual, clique no botão “Processos”, e em seguida na opção “Totalizar Perguntas Virtuais”. Você notará que a resultado da apuração será mostrado na coluna “Totalização”, no entanto este passo não é obrigatório, uma vez que sempre que sua pesquisa for selecionada no “Painel de Acesso Rápido”, as Perguntas Virtuais serão recalculadas.

Finalmente, a Pergunta Virtual recém-criada estará disponível para ser incluída como item de relatório no gerenciador de relatórios do SIAP (figura 12), para exibição da pergunta virtual no relatório final, conforme mostramos no início deste artigo (figura 2).

Figura 12 – Inclusão de um novo item no relatório Final do SIAP para exibição do resultado da Pergunta Virtual.
Figura 12 – Inclusão de um novo item no relatório Final do SIAP para exibição do resultado da Pergunta Virtual.

 

Para aprender a definir Perguntas Virtuais com critérios ainda mais avançados acesse Exemplo Prático 4