Sem categoria

SIAP – Perguntas Virtuais (Apuração de Resultados) Exemplo Prático 4

Spread the love

botaopergvirtualExemplo Prático 4:

Aplicar Filtros Mult-Variáveis – Avançado (com Resposta Aberta)

Nota: O exemplo mostrado a seguir baseia-se na Pergunta Virtual criada no artigo SIAP – Perguntas Virtuais (Apuração de Resultados) Exemplo Prático 3

Neste artigo mostramos um exemplo prático de como utilizar as Perguntas Virtuais, para apurar os dados coletados com a finalidade de aplicar filtros entre qualquer quantidade de perguntas/respostas, utilizando critérios baseados em outra Pergunta Virtual e em Respostas Abertas com o uso de diferentes operadores.

No exemplo anterior foi criada uma Pergunta Virtual para representar a distribuição do nível de Escolaridade entre as Mulheres na Melhor Idade (Idosas), obtida a partir do Filtro Múltiplo entre as Respostas “Feminino” , “65 Anos ao mais” e todas as respostas da Pergunta “Escolaridade

Figura 4 - Representa o Filtro Múltiplo entre as Respostas "Feminino" , "65 Anos ao mais" com todas e todas as respostas da Pergunta "Escolaridade"

Figura 1 – Pergunta Virtual criada no exemplo 3 Básico.

 

Agora, vamos supor também que o cliente deseja obter duas informações:

1- Conhecer quantas e quais são as Mulheres na Melhor Idade (Idosas) com nível Superior que possuem Email.

2-Entre as que possuem em Email (ou seja, são “HighTech”), quantas e quais utilizam conta do Gmail.

Para obter essas informações criaremos duas Perguntas Virtuais, e utilizaremos como critérios  a Pergunta Virtual já existente “Perfil da Escolaridade das Mulheres na Melhor Idade” e a Pergunta Original “Por favor nos informe alguns dados para um possível contato futuro:” que possui como opção a Resposta Aberta “E-Mail” (figura 2).

Figura 2: Resposta Aberta para coleta do E-mail do entrevistado.
Figura 2: Pergunta Original com a Resposta Aberta para coleta do E-mail do entrevistado.

 

Ao final,  desejamos obter os resultados abaixo:

blog4figura3
Figura 3 – Resultado de duas Perguntas Virtuais apuradas a partir de outras Perguntas Virtuais

 

A seguir, mostramos o passo-a-passo a definição das Perguntas Virtuais do exemplo:

Acesse o botão “Definir Pergunta Virtual” na “Aba Gestão de Resultados”, na parte superior da tela (destaques em vermelho), clique no botão “Novo” para incluir uma nova Pergunta Virtual, faça isso para as duas Perguntas Virtuais que precisaremos:

1- Conhecer quantas e quais são as Mulheres na Melhor Idade (Idosas) com nível Superior que possuem Email. 

Chamaremos essa Pergunta Virtual de : “Mulheres na Melhor Idade Graduadas “Possuem Email ?”, e depois Salve.   Na parte inferior da tela (destaques em verde), clique no botão Novo” para incluir as Repostas Virtuais para a Pergunta virtual recém incluída.   Ou seja, queremos mostrar como resposta um dos resultados: Sim ou Não.

Figura 4 – Tela de Perguntas Virtuais, com “Mulheres na Melhor Idade Graduadas "Possuem Email ?” em destaque.
Figura 4 – Tela de Perguntas Virtuais, com “Mulheres na Melhor Idade Graduadas “Possuem Email ?” em destaque.

 

Para definir os critérios de apuração (clicar no botão “Definir Critérios de Apuração da Resposta”), teremos utilizar uma uma Resposta Original (Email) e uma Resposta Virtual (Superior) da Pergunta Virtual “Perfil da Escolaridade das Mulheres na Melhor Idade”.   Utilizaremos respostas de perguntas distintas, por isso, a metodologia de apuração a ser escolhida deve ser: “Obrigatoriamente Todos os Critérios (Respostas Diversas).

 

Temos dois Critérios de Apuração para resposta SIM: (figura 5)

 Pergunta Original Virtual Perfil da Escolaridade das Mulheres na Melhor Idade seja igual a Resposta Original Virtual “Superior

 Pergunta Original Coletada Por favor nos informe alguns dados para um possível contato futuro: tenha a Resposta Original “E-Mail” CONTENDO no texto da resposta aberta o caractere @ (ou seja, se no texto houver esse caractere, então foi informado um email válido)

Figura 5 – Definindo os Critérios de Apuração da Pergunta Virtual “Mulheres na Melhor Idade Graduadas "Possuem Email ?”, resposta virtual = SIM
Figura 5 – Definindo os Critérios de Apuração da Pergunta Virtual “Mulheres na Melhor Idade Graduadas “Possuem Email ?”, resposta virtual = SIM

 

Temos dois Critérios de Apuração para resposta NÃO: (figura 6)

 Pergunta Original Virtual Perfil da Escolaridade das Mulheres na Melhor Idade seja igual a Resposta Original Virtual “Superior

 Pergunta Original Coletada Por favor nos informe alguns dados para um possível contato futuro: tenha a Resposta Original “E-Mail” NÃO CONTENDO no texto da resposta aberta o caractere @ (ou seja, se no texto não houver esse caractere, então foi informado um email inválido)

Figura 6 – Definindo os Critérios de Apuração da Pergunta Virtual “Mulheres na Melhor Idade Graduadas "Possuem Email ?”, resposta virtual = NÃO
Figura 6 – Definindo os Critérios de Apuração da Pergunta Virtual “Mulheres na Melhor Idade Graduadas “Possuem Email ?”, resposta virtual = NÃO

 

 

2-Entre as que possuem em Email (ou seja, são “High Tech”), quantas utilizam conta do Gmail.

Chamares essa Pergunta Virtual de : “Mulheres na Melhor Idade Graduadas High Tech “Qual conta de Email ?””, e depois Salve.   Na parte inferior da tela (destaques em verde), clique no botão Novo” para incluir as Repostas Virtuais para a Pergunta virtual recém incluída.   Ou seja, queremos mostrar como resposta um dos resultados: Gmail ou Outros.

Figura 7 – Tela de Perguntas Virtuais, com Mulheres na Melhor Idade Graduadas High Tech "Qual conta de Email ?” em destaque.
Figura 7 – Tela de Perguntas Virtuais, com Mulheres na Melhor Idade Graduadas High Tech “Qual conta de Email ?” em destaque.

 

Nesta Pergunta Virtual, utilizaremos como um dos critérios a Pergunta Virtual recém criada na figura 5 Mulheres na Melhor Idade Graduadas “Possuem Email ?“, pois agora queremos saber se possui conta do Gmail ou Outros,  apenas entre as que possuem em Email (ou seja, são “HighTech”) = SIM.

Assim, temos dois Critérios de Apuração para resposta Gmail: (figura 8)

 Pergunta Original Virtual Mulheres na Melhor Idade Graduadas “Possuem Email ? seja igual a Resposta Original Virtual “Sim

 Pergunta Original Coletada Por favor nos informe alguns dados para um possível contato futuro: tenha a Resposta Original “E-Mail” CONTENDO no texto da resposta aberta a palavra @gmail (ou seja, se no texto houver essa palavra, então é um endereço de email do gmail)

blog4figura8
Figura 8 – Definindo os Critérios de Apuração da Pergunta Virtual “Mulheres na Melhor Idade Graduadas High Tech Qual conta de Email ?”, resposta virtual = GMAIL

 

 

E, temos dois Critérios de Apuração para resposta Outros: (figura 9)

 Pergunta Original Virtual Mulheres na Melhor Idade Graduadas “Possuem Email ? seja igual a Resposta Original Virtual “Sim

 Pergunta Original Coletada Por favor nos informe alguns dados para um possível contato futuro: tenha a Resposta Original “E-Mail” NÃO CONTENDO no texto da resposta aberta a palavra @gmail (ou seja, se no texto não houver essa palavra, então é um endereço de outros serviços de email)

Figura 9 – Definindo os Critérios de Apuração da Pergunta Virtual “Mulheres na Melhor Idade Graduadas High Tech Qual conta de Email ?", resposta virtual = OUTROS
Figura 9 – Definindo os Critérios de Apuração da Pergunta Virtual “Mulheres na Melhor Idade Graduadas High Tech Qual conta de Email ?”, resposta virtual = OUTROS

 

Pronto !!! Depois de definidos os critérios das perguntas virtuais, se desejar visualizar de imediato o resultado da apuração da Pergunta Virtual, clique no botão “Processos”, e em seguida na opção “Totalizar Perguntas Virtuais”. Você notará que a resultado da apuração será mostrado na coluna “Totalização”, no entanto este passo não é obrigatório, uma vez que sempre que sua pesquisa for selecionada no “Painel de Acesso Rápido”, as Perguntas Virtuais serão recalculadas.

Lembrando que no inicio deste artigo, o cliente desejava saber não apenas quantas, mas também quais Mulheres na Melhor Idade Graduadas possuem Email e entre elas “Qual conta de Email utilizam ?”.  Assim, depois da totalização, além de obter o total de entrevistas (quantas) que atendem aos critérios definidos para cada resposta virtual, também é possível saber quais são essas entrevistas.  Então, ao acessar a aba “Entrevistas Apuradas”, é possível conhecer quais são cada uma das entrevistas que atenderam ao critério selecionado (figura 10).

blog4figura10
Figura 10 – Aba “Entrevistas Apuradas” onde é possível conhecer quais são cada uma das entrevistas que atendem aos critérios da Pergunta Virtual.

 

 

Se desejar, por curiosidade você pode acessar a tela de Entrevistas Coletadas (figura 11) e buscar pela entrevista 284.  Observe que as respostas do questionário atendem exatamente aos critérios da da Pergunta Virtual Mulheres na Melhor Idade Graduadas High Tech “Qual conta de Email ?.

blog4figura12
Figura 11 – Tela de Entrevistas Coletadas, com destaque para a entrevista 000284 que atente aos critérios da Pergunta Virtual Mulheres na Melhor Idade Graduadas High Tech “Qual conta de Email ?

 

Finalmente, a Pergunta Virtual recém-criada estará disponível para ser incluída como item de relatório no gerenciador de relatórios do SIAP (figura 12), para exibição da pergunta virtual no relatório final, conforme mostramos no início deste artigo (figura 3).

Figura 11 – Inclusão de um novo item no relatório Final do SIAP para exibição do resultado da Pergunta Virtual.
Figura 12 – Inclusão de um novo item no relatório Final do SIAP para exibição do resultado da Pergunta Virtual.