AndroidGestãoSiap

Lançamento de Nova versão do Siap

Spread the love

É com grande satisfação que escrevo este post, para falar sobre grandes novidades para o software líder de mercado brasileiro para coleta de entrevistas presenciais, o Siap.

Este post vai se ater apenas à uma breve descrição das novidades, já que são muitas. Num segundo momento, vamos disponibilizar posts aprofundando cada uma das novidades, atualizando este post para exibir links diretos para cada um desses novos artigos.

A primeira grande novidade é uma redução de preços expressiva em todos os pacotes do Siap. Veja mais informações sobre preços em nossa loja online : http://loja.fcatec.com/siap.html.

Atenção:  Esta nova versão, obriga todos os usuários de dispositivos móveis (Tablets e Celulares) a atualizarem imediatamente a versão do módulo instalado em seus dispositivos. Será permitido apenas o envio de entrevistas já coletadas, porém, não será possível baixar novos questionários enquanto não estiver sendo utilizada a versão 4.0 para dispositivos móveis.

Aconselhamos também que a versão do Android (Sistema operacional, não do aplicativo Siap), seja no mínimo 4.4, porém, aconselhamos fortemente que seja no mínimo 5.0, pois algumas novidades previstas no futuro só serão possíveis nesta versão do Android ou superior.

Em destaque a versão do aplicativo Android. É necessário estar com a versão 4.0.0 ou superior.

Em destaque a versão do aplicativo Android. É necessário estar com a versão 4.0.0 ou superior.

Para facilitar o entendimento, devido ao grande número de novidades, vamos dividir as novidades em dois macro grupos : As relativas ao software de gestão, e as relativas ao aplicativo móvel.

Novidades do Software de Gestão.

Aqui residem muitas novidades revolucionárias, algumas demandadas por clientes, outras criadas por nós da FCA, a partir de análises do comportamento de mercado. A versão do software de Gestão em que foram implementadas estas novidades é a versão 4.5.   Não confundir a com a nova versão do App dos dispositivos Android, que agora é a 4.0.

Com mais opções na obtenção de resultados da sua pesquisa, foi preciso dividir as abas referente a leitura dos dados coletados em duas: Gestão de Entrevistas e Gestão de Resultados. Confira nas figuras abaixo:

Figura 2: Recursos avançados de acesso aos Resultados: Impressão, Gráficos, Mapas, Multimídia e Perguntas Virtuais.
Figura 1: Opções para Consulta em Tela dos Dados Coletados
novidades1
Figura 2: Recursos avançados de acesso aos Resultados: Impressão, Gráficos, Mapas, Multimídia e Perguntas Virtuais.

a) Perguntas Virtuais:  De forma resumida, seria a criação partir de um questionário já em produção (e que já pode estar em campo sendo realizada a coleta de entrevistas), de novas perguntas, que serão baseadas em perguntas do próprio questionário. Vamos exemplificar para facilitar o entendimento : suponha que você tenha uma pergunta em seu questionário, onde foi feita uma pergunta aberta numérica sobre a idade do entrevistado. Depois de iniciada a coleta, você percebe que precisará realizar análises, como por exemplo um cruzamento, do perfil idade com outra pergunta, porém como a resposta foi aberta, isto não era possível. Agora, basta criar uma pergunta virtual, baseada na pergunta da idade, onde existirão 4 opções de respostas, por exemplo Criança, Adolescente, Adulto e Idoso. Essas opções serão definidas a partir de critérios, como Criança será a resposta dadas entre 0 e 11 anos, adolescente entre 12 e 18, e assim por diante.   (para saber mais clique aqui)

Uma grande vantagem é que essas perguntas virtuais, apesar de depois de criadas, fazerem parte do questionário, não consumirem créditos, pois não foram coletadas e comunicadas a partir dos dispositivos móveis.

b) Possibilidade de gravar o áudio de toda a entrevista, ou apenas uma pergunta de forma sorteada : Notar que isto é diferente de coletar uma pergunta de áudio, que já existia anteriormente, e continua existindo. Neste caso a gravação é feita de forma simultânea ao preenchimento da opção de resposta no dispositivo móvel. Assim, o levantamento a partir de dados selecionados na interface do dispositivo móvel, continua sendo realizado, porém agora, é possível auditar toda a entrevista, ou apenas uma pergunta de forma sorteada, ouvindo o áudio feito no momento da entrevista. Esta novidade tanto faz parte das novidades do módulo do sistema de gestão, quanto do módulo do dispositivo móvel. Porém, como essa opção é selecionada no momento da criação do questionário, no módulo de gestão, resolvemos comentar aqui inicialmente também.
Outro ponto a ser notado, é que cada áudio coletado de toda a entrevista, ou de uma pergunta sorteada, consome 1 crédito normal + 1 crédito multimídia. No caso da gravação de toda a entrevista, caso o entrevistador pare a entrevista no meio para abrir outro aplicativo, e retome a entrevista, então serão consumidos 1 crédito normal + 1 crédito multimídia, a cada vez que isso for feito. (para saber mais clique aqui)

c) Melhorias na apresentação do mapa GPS : Havia um empecilho no uso de mapas GPS, quando o número de opções a se mostrar (por exemplo número de opções de resposta), ficava muito grande (Maior que 12). Pois como a indicação do ponto no mapa era feito por meio de uma seta colorida, o número de cores começava a se repetir, deixando o usuário confuso.
Agora a indicação no mapa é feita a partir da combinação de letras mais a cor. Portanto teremos opções de A até Z, com 8 cores possíveis, elevando o número de possibilidades de 12 para 26 x 8 = 208.  (para saber mais clique aqui)

d) Possibilidade de senhas individuais para os dispositivos móveis: Esta funcionalidade já estava ativa há algumas semanas da data de publicação deste post, mas estamos incluindo aqui apenas para lembrar aos usuário que estão vindo de versões anteriores. Neste caso você pode definir uma senha mestre para todos os dispositivos móveis, diferente da que você utiliza para acessar o sistema de gestão, ou pode realmente para cada número de série de dispositivo, definir uma senha, e até o período permitido de acesso com aquela senha. Assim, se um usuário estiver com um dispositivo de uso próprio, trabalhando temporariamente, você poderá definir o período no qual a senha daquele dispositivo poderá ter acesso ao sistema.  (para saber mais clique aqui)

e) Novas opções de filtros em relatórios : Ao se gerar relatórios, na versão anterior, a única possibilidade de filtro oferecida era por localidade, caso o questionário fizesse o uso de localidades padrão. Agora temos mais duas formas de filtro.
I. Por data de coleta da entrevista : Isso possibilita por exemplo a realização de tracking com muita facilidade. De forma que você pode apurar seus relatórios dentro de faixas de período de coleta, para comparar o comportamento entre diferentes períodos da coleta.
II. Por status da entrevista : Agora é possível trabalhar com diferentes status para as entrevistas, como Entrevista Recebida e não auditada, Entrevista Cancelada,Entrevista Auditada entre outros. Serve para criar um fluxo de trabalho entre o recebimento das entrevistas e a entrega final dos resultados.  Além disso nos relatórios tivemos muitas melhorias no design e apuração. (para saber mais clique aqui)


Novidades do Aplicativo para dispositivos Móveis.

a) Timer com a duração da entrevista : Agora pode ser configurado para exibir ao entrevistador, um timer contando o tempo de duração da entrevista. Isto pode ser útil em alguns tipos de entrevista. E a exibição desse timer é indicada na criação do questionário pelo sistema de gestão.
b) Gravação de toda a entrevista ou apenas uma pergunta sorteada : Conforme já comentado anteriormente, essa gravação difere de uma pergunta do tipo áudio, pois a gravação é feita de forma simultânea à coleta da pergunta. Essa categoria de coleta serve mais para fins de auditoria, por este motivo pode ou não indicar no dispositivo móvel se a gravação está sendo feita ou não. Isso é escolhido na criação do questionário no sistema de gestão. O fato de não exibir que está sendo feita a gravação, serve apenas para não indicar isso ao entrevistador, mas de fato, está sendo feita em segundo plano.
c) Várias outras melhorias incrementais como seleção de localidades, melhorias na tela inicial, melhoria de perfomance entre outros.