Siap

SIAP – Criando um novo Questionário

Spread the love

O primeiro passo na elaboração de uma pesquisa no SIAP é “Criar um novo Questionário“.

A tela de “Cadastro do Questionário” a seguir, mostra os campos preenchidos durante a criação do nosso questionário de exemplo “Satisfação com Serviços Públicos no Brasil”.

Figura 1: Tela de Cadastro do Questionário.

Todos os campos possuem textos explicativos que são mostrados ao posicionar o mouse em cima deles, conforme a seguir:

Titulo do Questionário: É o titulo que identifica o seu questionário, que deve ser curto e descritivo principalmente para facilitar a visualização nos dispositivos móveis.   Ex.: Intenções de Voto na Cidade X, Aceitação da Marca Y, Satisfação do usuário com a Empresa Z.

Objetivo: Descreva a metodologia utilizada para coleta dos dados e obtenção dos resultados da sua pesquisa. (apenas para fins de informação).

Mensagem Final: Mensagem que será exibida ao entrevistador no final de cada entrevista, que pode ser um agradecimento ou uma instrução qualquer.

Data Início: Indica a data para início da coleta das entrevistas.

Data Fim: Indica a data prevista para fim da coleta das entrevistas

Tamanho da Amostra: Indica qual deve ser o Tamanho do espaço amostral, que tem apenas fins informativos.  Uma vez que o SIAP não faz qualquer restrição baseada neste campo, seja durante a coleta das entrevistas ou em qualquer outro momento.   Por outro lado, caso tenha interesse em definir cotas de entrevistas baseado no perfil dos entrevistados, existe o recurso de “Cotas por Localidade” (mas não se preocupe com isto nesse momento).

Natureza: Eleitoral, Mercadológica, Satisfação… (apenas para fins de informação).

Modo Quiosque (Totem):  Indica qual deve ser forma de coleta do questionário.  O padrão é “Modo Quiosque Inativo”, indicando que a coleta será realizada pela abordagem de um pesquisador.    Pode-se escolher “Modo Quiosque Ativo” quando se deseja que o próprio entrevistado responda no dispositivo móvel disponibilizado em um Quiosque.  Também indica a duração máxima em segundos disponível  para responder cada pergunta.   (Para mais detalhes sobre o modo Quiosque, clique aqui).

Identificação de Pesquisa Sequenciada: Identifica o questionário como parte de uma pesquisa sequenciada.  Isso permite que haja vários questionários com um mesmo identificador (como por exemplo “ELEIÇÕES”), e com  a mesma estrutura de perguntas/respostas (geralmente são criados a partir do processo REPLICAR QUESTIONÁRIO).    Dessa maneira, será possível comparar a evolução das respostas entre períodos de coleta distintos, por meio do gráfico de Pesquisa Sequenciada (Veja um artigo sobre Gráficos de Pesquisa Sequenciada).

 

Nível das Localidades: Indica qual é o último nível hierárquico das localidades que devem ser coletadas.   Essa informação é gerada automaticamente quando o questionário entra em estado de Teste ou quando é Publicado em definitivo. (Confira como criar uma nova Lista de Localidades Padrão).

Versão da Pesquisa: Gerada Automaticamente quando é utilizado o recurso “Replicar Questionário” que fica na aba Utilitários (normalmente não há a necessidade de alterar manualmente).

Nota1: Tomaremos esse Questionário em diversas ocasiões nos demais Posts para exemplificar a utilização do SIAP.

Nota2: O Questionário ainda não estará disponível no dispositivo móvel nesse momento, ele somente poderá ser acessado no dispositivo móvel quando for colocado em Estado de Teste, veremos isso mais adiante. Mostramos abaixo um exemplo de como o nosso questionário será apresentado no dispositivo móvel.
Figura 2: Visão da Tela principal do Questionário no dispositivo móvel.
Próximo passo: “Montar Questionário