Siap

SIAP – Incluindo uma Pergunta de Opções Única/Múltipla

Spread the love

A tela de “Cadastro de Pergunta (Opções Única/Múltipla)” é acessada a partir da tela Estrutura do Questionário (Montar Questionário), ao clicar nos botões Novo ou Editar, localizados na parte superior da tela.

Pergunta/Título: É a descrição da pergunta.

Tipo: Depende da natureza da informação que se deseja coletar durante a entrevista.   O tipo da pergunta irá determinar a maneira como a pergunta será coletada pelo SIAP e como ela deverá ser apresentada ao pesquisador durante a entrevista.

Nessa tela há três tipos possíveis de pergunta:

-Opção Única: Esse é o tipo de pergunta mais comum encontrado na a maioria das pesquisas. Deve ser utilizado quando se deseja coletar apenas 1 (uma) resposta do entrevistado, dentre as opções de resposta (fechadas ou abertas).  

-Opção Múltipla: Deve ser utilizado quando se deseja coletar mais de uma resposta do entrevistado, dentre as opções de resposta (fechadas ou abertas).  

-Opção Múltipla Por Ordem de Citação: Da mesma forma, deve ser utilizado quando se deseja coletar mais de uma resposta do entrevistado, dentre as opções de resposta fechadas.  Mas nesse caso, é desejado saber qual foi a Ordem (1º, 2º, 3º,…) que o entrevistado citou a resposta (ex.: lembrou-se daquele produto, candidato, etc…).

Nota 1: Opções de Resposta Depois de Salvar uma pergunta, seja ela do tipo “Opção Única”, “Opção Múltipla” ou “Opção Múltipla por Ordem de Citação”,  você deverá incluir suas Opções de Resposta (ver links no final da página).  

Nota 2: Perguntas Espontânea ou Induzida – Vimos acima que o tipo da pergunta determina a maneira como a pergunta é armazenada no SIAP e como ela é apresentada ao pesquisador durante a entrevista.  Independentemente do tipo da pergunta, ela pode ser de respondida de forma Espontânea ou Induzida, bastando para isso que o pesquisador leia (apresente), ou não, as opções de resposta  ao entrevistado.  Exemplo de uma pergunta espontânea: “Qual é o seu candidato a prefeito ?”, exemplo de uma pergunta induzida: “Dentre os candidatos ao senado que eu vou citar, por favor escolha dois”.  Em ambos os casos, podemos ter respostas fechadas e abertas (ver links no final da página).

Rodizio de Respostas: Quando uma pergunta é definida como “SIM” as Opções de Resposta são exibidas em ordem aleatória a cada nova entrevista.  Isto permite que as Opções de Resposta sejam lidas pelo pesquisador sempre em uma ordem diferente nas perguntas induzidas.  Nesse caso, a propriedade “Sequencial” do Cadastro das Opções de Resposta é desconsiderado.

Coleta Variável: Permite que uma mesma pergunta seja realizada (perguntada) ao entrevistador mais de uma vez no mesmo questionário.   A Coleta Variável é utilizada em geral nos casos em que a pergunta possui opções de resposta abertas,  e não se sabe antecipadamente quantas respostas abertas um mesmo entrevistado irá informar.  Por exemplo: Coletar os dados pessoais (Nome, CPF, Idade, Parentesco) de vários membros de uma família em um censo (quantidade indefinida) .    

Respostas nas Entrevistas (Mínimo): É a quantidade mínima de opções de resposta que podem ser escolhidas (respondidas) pelo entrevistado.  No caso de uma pergunta do tipo “Única”, os valores válidos são “Opcional” e “Obrigatória“.  Já para as perguntas do tipo “Múltipla” pode ser desejável obrigar ao entrevistado escolher pelos 2, 3, 4… opções de resposta.   No caso em que a pergunta é “Obrigatória”, o entrevistado é obrigado responder ao menos 1 opção de resposta.   Por outro lado, apenas se a pergunta for “Opcional” será possível passar para a próxima pergunta do questionário sem responder a pergunta anterior (opcional), durante a entrevista. 

Respostas nas Entrevistas (Máximo):  É a quantidade máxima de opções de resposta que podem ser escolhidas (respondidas) pelo entrevistado nas perguntas do tipo “Múltipla”.  No caso de uma pergunta do tipo “Única”, o valor válido é sempre “1 Opção“.

Agrupamento: Agrupa as perguntas de acordo com o assunto que elas tratam, por exemplo: Perfil do Entrevistado, Satisfação do Cliente, Intenções de Voto. Para criar novos agrupamentos utilize o menu Grupos de Pergunta (ver Criando Grupos de Pergunta).  Uma vez definido, as perguntas são exibidas agrupadas no dispositivo móvel durante a coleta dos dados, assim como, no Relatório de Resultados gerado automaticamente pelo SIAP  (ver Gerenciamento de Relatórios) .

Sequencial: Indica qual deve ser a a sequencia de exibição da pergunta durante a realização da entrevista (coleta dos dados).  Por padrão,  o SIAP irá considerar a mesma sequencia em que as perguntas são incluídas (o usuário não poderá alterar esse campo nesta tela).  Caso seja necessário, é possível alterar o sequencial depois que a pergunta for salva.  Para isso, utilize o botão PROCESSOS da parte superior da tela para reordenar as perguntas (ver tela ordenação em Montar Questionário).

 

Ver: “Incluindo uma Opção de Resposta em “Perguntas Única/Múltipla

Ver: “Incluindo uma Opção de Resposta em “Perguntas Múltipla Por Ordem de Citação”

 

Voltar para: “Estrutura do Questionário