Siap

SIAP – Definindo Cotas Por Localidade na Pesquisa

Spread the love

Enquanto o questionário estiver no estado de Teste é possível definir cotas por Localidade.  A utilização desse recurso permite limitar a quantidade de entrevistas a serem coletadas em uma pesquisa a partir das respostas/perfil dos entrevistados.



Figura 1: Tela de cadastro de Cotas por Localidade.

No nosso exemplo, há duas cotas (parte inferior da tela) definidas para o estado de “São Paulo”. A primeira Cota significa que a coleta de dados deve ser interrompida quando for alcançado o total de 50 entrevistas realizadas com homens do estado de “São Paulo”.  Enquanto que a segunda Cota significa que a coleta de dados também deve ser interrompida quando for alcançado o total de 30 entrevistas realizadas com pessoas na faixa de idade entre 16 a 18 anos também do estado de “São Paulo“.  Então, no nosso exemplo a coleta de dados será interrompida quando uma das duas restrições ocorrer primeiro.

Utilize os botões Novo, Editar ou Excluir (localizados na parte inferior da tela) para definir novas, alterar, ou eliminar uma Cota para a localidade selecionada (figura 2).

Figura 2: Inclusão de uma Cota de 50 entrevistas para pessoas do sexo “Masculino” no estado de “São Paulo“.

Um caso diferente: Quando se deseja definir uma cota absoluta para uma determinada localidade, ou seja: um total de 80 entrevistas no estado de  “São Paulo“, independente da resposta dada.  Você pode utilizar a seguinte estratégia: Inclua na estrutura do seu questionário a primeira pergunta nomeada de “controle de cota” (por exemplo), contendo apenas uma opção de resposta nomeada de “iniciar” (por exemplo).  E então, coloque a cota “80” para a opção de resposta “iniciar”.

Restrições para o uso de Cotas: Quando se deseja trabalhar com Cotas as seguintes medidas devem ser adotadas durante a coleta de dados:
1- Jamais dois dispositivos móveis devem realizar entrevistas na mesma localidade. Por outro lado, um mesmo dispositivo pode realizar entrevistas em mais de uma localidade, sem problema algum.  Deste modo, deve-se determinar quais são as localidades que cada pesquisador deve visitar (ir à campo) para coletar os dados.
2- As entrevistas coletadas não devem ser excluídas do dispositivo depois do envio dos dados para o servidor. 

Nota 1: Caso as medidas de restrições para uso de cotas não sejam seguidas, o SIAP não conseguirá identificar o se uma cota foi alcançada.

Nota 2: O pesquisador é informado quando uma cota é alcançada durante a coleta dos dados no dispositivo, conforme pode ser visto na figura 3.

 

Figura 3: Alcance de Cota durante a coleta de uma entrevista no dispositivo móvel.

 Link relacionado:

Criando um Lista de Localidades