Siap

SIAP – Incluindo uma Opção de Resposta (em Perguntas Única/Multipla)

Spread the love

A tela de “Cadastro de Opção de Resposta” é acessada a partir da tela Estrutura do Questionário (Montar Questionário), ao clicar nos botões Novo ou Editar, localizados na parte inferior da tela.

Figura 1:  Tela de Cadastro de Opções de Resposta (em Perguntas Única e Múltipla).

Descrição da Opção de Resposta: É a descrição da Opção de Resposta.

Nota 1: As propriedades Tipo de Resposta, Dados Cadastrais e Pulo de Pergunta, que são explicadas a seguir, somente estão disponíveis nas Opções de Resposta das Perguntas de “Opção Única” e “Opção Múltipla“.

Tipo de Resposta: Depende da natureza da informação que se deseja coletar durante a entrevista.  Os tipos de resposta disponíveis são:

-Fechada: São as opções de resposta pré-definidas, elas são previamente conhecidas no momento da Montagem do Questionário.  Mesmo nas perguntas espontâneas é indicado tentar prever quais serão as respostas mais citadas pelos entrevistados, para incluí-las como uma Opção de Resposta Fechada, e depois deve-se incluir uma Opção de Resposta Aberta, com a descrição “Outros:” (por exemplo). Conforme veremos a seguir.

-Abertas: São as opções de resposta espontâneas, que não podem ser previstas no momento da montagem do questionário.  Elas podem ser:

–Aberta Texto: Para digitar um texto simples com apenas uma linha.

Exemplo 1: Conhecer o motivo de uma determinada resposta fechada do entrevistado.  Por exemplo, uma pergunta de Opção Única“Qual conceito o srº(a) atribui aos produtos da marca X ?” poderia ter o seguinte aspecto (ver figuras 2 e 3).

Figura 2:  Cadastro de 5 Opções de Resposta, sendo 2 (duas) delas do tipo Aberta Texto.  
 
Figura 3: Pergunta de Opção Única sendo respondida no dispositivo móvel.

Exemplo 2: Permitir que o entrevistado dê uma resposta diferente das Opções de Respostas Fechadas previstas inicialmente.  Tomamos a pergunta: “Na sua opinião, quais são os fatores que impedem a melhoria dos serviços públicos no nosso país ?”, que é uma pergunta de Opção Múltipla (ver figuras 4, 5 e 6 abaixo).

Figura 4: Cadastro da Opção Aberta Texto Outro:”  

 

 

 

 

 

 

 

 

Figura 5: As 4 Opções de Resposta Fechada e 1 Opção de Resposta Aberta Texto.

 

Figura 6: Pergunta de Opção Múltipla sendo respondida no dispositivo móvel, na qual o entrevistado respondeu 2 (duas) respostas, sendo um delas a resposta abertaOutro: falta de planejamento a longo prazo” que foi digitado no ato da entrevista. É importante observar que essa pergunta esta com Rodizio de Respostas, por isso o ordem de apresentação no ato da entrevista difere da ordem do cadastro das Opções de Resposta.

 

–Aberta Texto Longo: Para digitar um texto longo com várias linhas.
 
Exemplo 3: Obter um depoimento livre do entrevistado sobre um determinado assunto.  Por exemplo, uma pergunta de Opção Única“Você tem alguma sugestão ou reclamação fazer sobre o seu ambiente de trabalho ?” poderia ter o seguinte aspecto (ver figuras 7 e 8).
Figura 7: Cadastro de apenas 1 (uma) Opção de Resposta do tipo Aberta Texto Longo. 

 

Figura 8: Resposta do Tipo Aberta Texto Longo sendo respondida no dispositivo móvel em tela cheia. 
 

Nota 2: Quando em uma determinada pergunta existe apenas 1 (uma) Opção de Resposta “Aberta”, a caixa dialogo para digitar o valor (texto, numero, data) será automaticamente exibido no dispositivo móvel (durante a coleta dos dados), e os botões de seleção não serão exibidos. Foi isso o que ocorreu no exemplo da figura 8.

–Aberta Numérico: Para digitar um valor numérico (no momento da entrevista o SIAP restringe o teclado do dispositivo móvel apenas para números).  Uma resposta “Aberta Numérico” é mostrada com totalizadores nos relatórios de resultado (ver Gerenciador de Relatórios).

 

–Aberta Data: Para digitar uma data (no momento da entrevista o SIAP exibirá um calendário para seleção de uma data válida).

 

Nota 3: Sempre que possível é preferível trabalhar com opções de resposta fechadas, pois elas permitem uma maior produtividade no momento da coleta dos dados (respostas abertas exigem uma digitação de texto excessiva no dispositivo móvel por parte do pesquisador).  Além disso, as respostas fechadas permitem a obtenção direta dos resultados, sem qualquer compilação a posterior.
 
Coleta de dados Cadastrais (Mala Direta): Permite associar uma Resposta Aberta a um indivíduo a partir dos Atributos: Nome, Telefone, Email, Característica, Identificação, Empresa, UF, Cidade, Bairro, Endereço, Sexo, Estado Civil, Idade e Escolaridade.  Dessa maneira, uma Entrevista Coletada torna-se identificável também por esses atributos e não apenas pelo número da Entrevista.  Esses dados também ficam acessíveis no “relatório de Entrevistas Coletadas com Dados Cadastrais.  Esse recurso somente estará disponível para as respostas do tipo “Aberta”.

 

Sequência de Questionário (Pulo de Pergunta): Esse recurso permite a realização de uma Questionário Dirigido, quando se deseja que uma resposta dada em uma determinada pergunta interfira na continuação da Entrevista, omitindo (pulando) perguntas posteriores ou simplesmente finalizando a entrevista.  Ao clicar no botão “Selecionar pergunta da sequencia (Pulo)”, pode-se escolher para qual pergunta posterior deseja pular, ou “Finalizar a Entrevista”, quando essa respostar por dada durante a entrevista.   Por padrão, o valor dessa propriedade é “Continua Entrevista“, isso indica que não há qualquer definição de pulo com base nessa opção de resposta, assim o SIAP continuará com sua seqüência convencional de perguntas (crescente).   

Nota 4:  No Exemplo 1 (figura 2) podemos observar que a Opção de Resposta “Não Respondeu” está configurada com “Pulo”, isso fará com que a entrevista seja finalizada, caso ela seja respondida.  

Nota 5: Também é importante observar que quando uma pergunta não é obrigatória, basta informar “Resposta nas Entrevistas (Mínimo) = Opcional” no cadastro da pergunta.   Dessa maneira, a Opção de Resposta “Não Respondeu” seria desnecessária, ela foi criada no Exemplo 1 apenas para exemplificar o recurso de “Pulo” quando uma pergunta não é respondida.

Nota 6: Sequencial – Indica qual deve ser a sequencia (ordem) de exibição da opção de resposta durante a realização da entrevista (coleta dos dados).  Por padrão,  o SIAP considerar a mesma sequencia em que cada uma das respostas são incluídas na pergunta (o usuário não poderá alterar essa propriedade nesta tela). Caso seja necessário, é possível alterar a sequencia depois que a resposta for salva.  Para isso, utilize o botão PROCESSOS da parte inferior da tela para reordenar as respostas (ver tela ordenação em Montar Questionário).  Atenção: caso a pergunta esteja utilizando Rodizio de Respostas, esse “Sequencial” da Opção de Resposta será desprezado.

 

Voltar para: “Incluindo uma Pergunta (Única/Múltipla)