AndroidSiap

Qual o melhor dispositivo Android para uso com o SIAP ?

Spread the love

Esta é uma questão feita por alguns de nossos clientes, e para isto não há uma única resposta. O único requisito é que a versão do sistema operacional android seja igual ou superior a 4.2 (Atualização do post : Atualmente, recomendamos que a versão mínima seja a 4.4, porém ainda funciona a partir da versão 4.2, isto se deve à falta de alguns aspectos técnicos nas versões abaixo da 4.4).  No entanto, sua escolha deve depender também de outros fatores como veremos ao longo deste Post.

Primeiro Fator : Orçamento.

Este é o primeiro fator, porque se o usuário Siap estiver pensando no menor custo possível, todas as outras opções passam a ser secundárias, e neste caso a indicação óbvia passam a ser  Tablets Chineses como o Coby Kiros entre outros. O custo desses Tablets é diretamente proporcional à sua qualidade, ou seja, normalmente de qualidade duvidosa, porém, vemos como a grande qualidade destes além do preço, o tamanho da tela, que, no nosso ponto de vista, em geral possuem o tamanho ideal para pesquisas em campo que é de 7 polegadas.

Segundo Fator : Tamanho da Tela.

Nesta caso existem 2 possibilidades, Tablets e Celulares. Os celulares (Com telas menores que 4 polegadas) são indicados apenas nos casos de pesquisas curtas, com no máximo 10 perguntas. A grande vantagem é que algumas empresas possuem planos empresariais com empresas de telefonia celular, e conseguem grandes quantidades de aparelhos a custos muito baixo e por vezes até de graça em troca do plano de voz/dados. Se este for seu caso pense em adquirir celulares com tela de no mínimo 3,5 polegadas, e neste perfil vemos que a relação preço x benefício para o mercado brasileiro tende a indicação do Motorola Droid. Já para pesquisas maiores, como indicado no primeiro fator, sempre indicamos as telas de 7 polegadas, mesmo em relação à telas maiores como de 10,1 polegadas, devido à mobilidade e ao peso, bem como a visualização de textos acima de 7 polegadas já não traz ganhos significativos de acordo com nosso ponto de vista. Para este tamanho de tela, e como o custo não é um fator determinante indicamos o Samsung Galaxy Tab de primeira geração com tela de 7 polegadas.

Terceiro Fator : Sensibilidade da Tela.

Isto à primeira vista parece um problema menor, porém, as telas resistivas de alguns celulares e tablets de qualidade inferior, praticamente inviabilizam que uma pesquisa seja feita de forma ágil. Para reconhecer se a tela de um dispositivo é do tipo resistiva, em geral, todos os dispositivos que fornecem uma caneta como opcional, são deste tipo, já que as telas capacitivas, que são de melhor qualidade na respostas, não permitem uso de canetas. Neste caso, antes de adquirir um lote de dispositivos com tela capacitiva, o ideal é testar o SiadDroid no dispositivo, já que esse tipo de tela depende de calibração, e esta resposta varia de produto a produto.

Quarto Fator : Processamento.

Este fator diz respeito mais ao tipo de pesquisa e forma como é feita. Em geral qualquer dispositivo Android executa numa performance muito boa o SiapDroid, não trazendo problemas, porém vamos supor a seguinte situação : Sua equipe vai para o interior de estado, fazer uma pesquisa de 5 dias em locais onde não há internet ou 3G, e seus questionários são extensos, com 50 perguntas ou mais. Supondo que um pesquisador consiga fazer 10 questionários por dia, ao fim de cinco dias, ele terá algo em torno de 2.500 respostas registradas no dispositivo. Esta quantidade, aliada à qualidade de telas capacitivas, que dependem de processamento para respostas ao toque, pode parecer que o dispositivo está emperrando ou até mesmo travado. Por este motivo, se ocasionalmente você realiza pesquisas com o perfil citado, pense em adquirir dispositivos com processadores acima de 800Mhz.

Quinto Fator : Opcionais.

Dispositivos Android podem contar com hardware de forma opcional, sendo os 3 mais importantes no contexto de uma pesquisa o GPS, conexão 3G e leitura de código de barras. No caso da do GPS, se você deseja utilizar a característica de marcar as coordenadas do questionário com uma pergunta do tipo GPS, isto deixa de ser um opcional e passa a ser obrigatório no dispositivo, portanto antes de adquirir qualquer dispositivo, avalie se você irá utilizar esta função, em caso positivo procure apenas dispositivos com GPS. Outro fator importante a levar em conta é se o GPS é do tipo A-GPS (GPS Assistido), que neste caso indica que ele necessita de uma conexão 3G para funcionar, lembrando que você pode eventualmente realizar pesquisas onde a cobertura 3G não está disponível, além do que a operadora pode cobrar por este serviço. Já a conexão 3G serve nos casos que se precisa agilidade na captura dos dados de campo, pois a cada questionário preenchido você pode enviá-lo para ser apurado no Siap Desktop, significando um ganho no tempo de apuração imenso, portanto, se você necessita agilidade em uma pesquisa, adquira um aparelho com 3G. Para leitura de código de barras é essencial que o dispositivo possua câmera, e neste item, é bom pegar câmeras de boa qualidade, e preferencialmente com bom processador, o que facilita muito a captura de códigos de barra, temos testes em que 2 celulares diferentes, um capta com extrema facilidade o código de barra, enquanto o outro simplesmente não consegue a leitura, devido à  fatores como falta de foco, necessidade de iluminação etc…

Como visto a escolha de um dispositivo depende de muitos fatores, inclusive outros não citados aqui, você deve pesar cada um deles, e adquirir o dispositivo que melhor se adequa ao seu perfil, um último conselho, se você for adquirir um quantidade acima de 5 dispositivos, tenha um mix, com celulares, tablets de baixa e de alta qualidade, com isto você pode gerenciar qual tipo de dispositivo utilizar conforme o perfil da pesquisa.