Siap

Nova opção de exportação de relatório do Siap

Spread the love

Uma demanda dos clientes que utilizavam o antigo Siap, ao passar para a nova versão na Web, é o formato do relatório, que ao invés de PDF, que não permitia edição, passou a ser em HTML no nova versão. Com isto o acabamento do relatório, perdeu um pouco da qualidade visual, mas por outro lado, ganhamos em flexibilidade, pois agora os relatórios permitem misturar cruzamentos com tabelas entre outros itens, além de permitir a edição em um editor de texto que suporte o formato HTML.

Na tentativa de satisfazer a necessidade por qualidade visual e também facilidade de edição do relatório, estamos lançando (ainda em fase beta ou seja em testes), uma nova forma de exportar os relatórios, em formato ODT. Este é o formato adotado pela ferramenta aberta de edição de texto do OpenOffice, ferramenta esta que serve como opção gratuita ao Office da microsoft. Para baixar a ferramenta vá até o site http://www.openoffice.org/download/ e baixe a versão adequada ao seu sistema operacional.

Na figura abaixo, vemos o novo botão para exportação em formato ODT.

Após clicarmos no botão, o processo de geração do arquivo terá início, notar que devido ao aumento da complexidade, o mesmo relatório gerado em HTML customa ser executado de forma mais rápida do que na exportação do ODT. Portanto, não estranhe a demora na geração, que dependendo do tamanho do seu relatório, pode levar vários minutos.

Ao ser finalizado, automaticamente será salvo o arquivo ODT em seu computador, e se você já tiver instalado o OpenOffice, basta clicar no arquivo, que o mesmo será aberto aberto no editor de texto Writer, que é o “Word” do OpenOffice.

Abaixo você pode visualizar como fica o relatório aberto no editor, neste ponto, você pode trabalhar o relatório da forma que achar melhor, alterar ou incluir informações, formatar melhor entre outros pontos.

Acreditamos que esta nova forma de fornecer relatórios vai de encontro com a necessidade de muitos clientes.