Siap

Trabalhando com Respostas Abertas no Siap.

Spread the love

Você deve evitar utilizar respostas abertas sempre que for possível, pois por se tratar de um dado não estruturado, fica mais difícil sua compilação e posterior análise.

Muitos usuários do Siap confundem resposta aberta com pergunta espontânea, e isso na maioria das vezes é um grande engano. O fato de uma pergunta ser espontânea, deve ficar claro na montagem do questionário, para quando o entrevistador ler a pergunta, saber que se trata de uma pergunta espontânea, ou seja, não devem ser passadas ao entrevistado as opções de resposta que tenham sido cadastradas. Vamos exemplificar como ficaria uma pergunta espontânea no Siap feita da forma correta, como pode-se visualizar na figura abaixo :

Tela de Exemplo com Pergunta Espontânea

Ou seja, deixe claro ao pesquisador que a pergunta é espontânea (seta vermelha superior), desse modo, ele não precisa citar as respostas ao entrevistado, e preencha as respostas com as opções de resposta que você têm certeza que serão citadas já como respostas fechadas. E inclua uma opção aberta no fim como “Outro” (seta vermelha inferior), para que desse modo, possam ser coletadas informações que não foram previstas anteriormente. Com isso facilita a vida do entrevistador, já que ele não precisa digitar o nome ou qualquer que seja a informação, toda a vez que a informação já existir como pré definida, e também facilita na hora de apurar, já que os itens mais citados já são pré definidos.

Então você pode se perguntar e no caso de realmente coletar respostas abertas, como faço para trabalhar com elas de modo a melhorar a apuração das mesmas ?

A melhor forma é transformar citação aberta em uma resposta fechada. Para isso, acesse a aba “Gestão de Resultados”, e selecione o botão “2. Respostas Abertas”, você irá visualizar uma tela semelhante à exibida abaixo :

Tela de Apuração de Respostas Abertas

Ao selecionar a resposta aberta que deseja transformar, clique no botão “Processos” (com a seta vermelha na figura acima), e você verá 2 opções disponíveis :
1. Corrige Citação
2. Transforma Citação em Resposta Fechada

Antes de efetuar a transformação, é necessário corrigir todas as citações que você sabe que são iguais, mas foram escritas de forma diferentes, ou por erros de português, falta de acentos ou ainda devido à abreviação. Por exemplo se você possui uma resposta aberta “Lula”, com 3 ocorrências, e outra “Lulla”, com 1 ocorrência, você deve corrigir a última citação para o nome correto, e este ficará com 4 ocorrências. Feitas todas as correções, você parte para o processo de transformar a resposta aberta “Lula”, e uma resposta Fechada, com a mesma descrição. Com essas dicas suas pesquisas ficarão mais simples de serem realizadas e apuradas ao fim do processo de coleta.