AndroidAvaliaçãoFIFO

Lançamento de Aplicativo para Avaliação do Atendimento FIFO

Spread the love

Nesse post, vamos explicar algumas das funcionalidades do aplicativo Avaliação FIFO – Fila Fácil Online. Este aplicativo, se destina a facilitar a avaliação, por meio do QrCode gerado na senha de atendimento do FIFO.

Inicialmente, o link para download do Aplicativo na Google Play é : https://play.google.com/store/apps/details?id=com.fcatec.avaliacaofifo

ou então leia o QrCode abaixo em seu dispositivo que você será levado ao aplicativo na Google Play.

qr_code_fifo_avaliacao

Para entender o funcionamento do aplicativo, primeiro vamos ver uma senha de atendimento gerada pelo FIFO, com a avaliação de QrCode ativada :

Senha_QrCode

Veja que na senha, está um QrCode, e também, caso o usuário não tenha como ler o QrCode, um endereço, e um código a ser inserido, para ser feita a avaliação manualmente. Este código gerado na senha, é único, para avaliar um determinado atendimento feito no dia atual. Ou seja, essa avaliação não pode ser feita num dia posterior ao dia do atendimento. Na realidade, imediatamente ao fim do atendimento, o cliente já pode avaliar o mesmo. Notar que a avalição do atendimento pode ser feita, mesmo se o atendente marcar o atendimento como Cancelado, já para poder captar dados do cliente atendido, para entender alguma avaliação fora de conformidade.

Agora que já conhecemos como foi gerado o QrCode, vamos verificar o aplicativo propriamente dito. A ideia por trás desse aplicativo, é possibilitar que o cliente atendido, possa avaliar o atendimento obtido, mesmo sem possuir um smartphone, já que o cliente poderia avaliar em seu próprio smartphone. O uso desse aplicativo seria um ou mais Tablets, instalado(s) na saída da unidade de atendimento, para que o cliente, de posse ainda da senha de atendimento, com um simples toque na tela, abra o leitor de QrCode, para que ele possa ter acesso ao formulário de avaliação do seu atendimento.

Ao se iniciar o aplicativo, durante alguns segundos, fica disponível um botão com o seguinte texto “Clique aqui para configurar, ou aguarde a carga do App”.

Vamos configurar os prinicipais itens :

a) Código da unidade de atendimento : Isso será fornecido pela FCA.

b) Chave de acesso do Ponto de atendimento : mesmo caso anterior, serve como senha do dispositivo.

c) Camera do dispositivo para leitura do QrCode : Normalmente, será a câmera frontal (Código 1), já que facilita para o usuário final localizar o QrCode da senha, já que ele estará vendo a senha exibida na tela do próprio tablet.

d) Tempo em Segundos para cancelamento de telas e voltar ao estado inicial : Sempre que o usuário toma uma atitude, devemos ter um tempo máximo de espera, para saber se o usuário desistiu da ação, e voltar ao estado inicial do aplicativo. Configure esse tempo (em segundos), com o valor que achar apropriado, normalmente gira em torno de 15 a 25 segundos.

Screenshot_2018-02-05-11-00-27

Configurados os principais itens, podemos ir para a aplicação propriamente dita, abaixo vemos a tela inicial da aplicação, onde simplesmente se lê a mensagem “Pressiona a Tela para efetuar sua avaliação do atendimento”. Ao pressionar em qualquer lugar da tela, será aberto o aplicativo de câmera, configurado para a captura do QrCode. Se a leitura do QrCode não for feita no tempo máximo para cancelar, então a tela voltará a tela inicial do aplicativo.

boas_vindas

Caso seja feita a leitura, então será redirecionado para o formulário de avaliação do atendimento. Notar que o usuário sempre terá o tempo para cancelamento de telas, para não voltar a tela inicial, em cada toque que der na tela, o tempo é restaurado. Ou seja, após abertura do formulário, ele levou 5 segundos para clicar no item da avaliação, após esse clique, ele volta a ter o tempo definido em tempo de cancelamento, e assim por diante em cada toque dado na tela.

Screenshot_2018-04-09-10-37-48

Screenshot_2018-04-09-10-37-59

Os dados gerados por essas avalições, estarão disponíveis em formato de relatórios e gráficos no sistema de gestão do FIFO – Fila Fácil Online. Abaixo você pode ver um pequeno vídeo que demonstra a ferramenta em funcionamento.

Notar que o questionário pode ser customizado, para isso entre em contato com a FCA Tecnologia.