AndroidSiap

Instalando o Siap sem uso do Play Store (Antigo Android Market)

Spread the love

Neste post, vamos explicar como instalar o Siap sem a utilização do Play Store, a loja online oficial de aplicativos dos dispositivos Android. Isto é necessário, por que muitos dispositivos à venda no Brasil, principalmente àqueles que vêm de fornecedores obscuros da China, fornecem o dispositivo Android, com uma versão modificada do sistema operacional Android, onde a principal mudança é a troca da loja online de aplicaitivos padrão do Android, que é fornecida pelo Google, por uma loja denominada Appslib. Esta loja, apesar de ser muito semelhante no funcionamento à loja oferecida pelo Google, não fornece todas as aplicações que o Play Store oferece, pois os desenvolvedores precisam se registrar para disponibilizar seus softwares neste lojaEste tipo de instalação, também é necessário em dispositivos, que mesmo possuindo acesso ao  Play Store, não possuem todos os hardwares necessários à utilização completa do Siap, como por exemplo, falta de GPS, ou câmera fotográfica. Nestes casos, ao se procurar o Siap no Google Play, o mesmo não aparece, ou é listado, mas na hora que se tenta instalar o mesmo, o  Play Store informa que não será possível instalar, pois o hardware não é compatível com o software.

A FCA cadastrou o Siap na AppsLib, porém, esta possui uma estranha verificação de compatibilidade, na qual, dos poucos dispositivos que a mesma gerencia, a maioria não passou no teste de compatibilidade com o Siap, inclusive o Tablet mais comum no mercado Brasileiro o Coby Kyros. Por este motivo, o Siap não é listado nas consultas à AppsLib, mesmo estando cadastrado na mesma.

Para evitar que clientes que adquiriram aparelhos com essa limitação, não possam utilizar o Siap nestes dispositivos, vamos mostrar algumas formas de instalação do Siap alternativas ao Play Store. Inicialmente para utilizar qualquer uma das técnicas exibidas a seguir, devemos informar ao Android em nosso dispositivo que receberá o Siap, para permitir a execução de softwares de outras fontes que não o Google Play, para isto acesse o menu “Configurações” do dispositivo, e nesta tela selecione a opção “Aplicativos” como exibido na figura abaixo :

Menu Configurações, selecionando a opção Aplicativos

Após selecionarmos esta opção, surgirá a tela de Configurações de Aplicativos, na qual deve ser deixada marcada a opção “Fontes Desconhecidas”, que é justamente a opção que permite que o dispositivo execute aplicações que não vieram do Android Market.

Configurações de Aplicação Marque Fontes Desconhecidas

Isto é uma política de segurança dos dispositivos Android, pois um software que não veio do Play Store não possui verificações de segurança necessárias, sempre lembrando que não deve-se instalar qualquer aplicativo indiscriminadamente, pois estes podem executar rotinas como roubo de informações, verifique qual a empresa desenvolveu o software e apenas após isto instale o software com esta técnica.

A partir de agora vamos separar as técnicas de instalação, a primeira técnica apresentada é a mais simples, porém exige acesso à internet por parte do dispositivo Android o que nem sempre é possível.

a) Instalar o Siap a partir do navegador de internet do dispositivo Android : Para utilizar esta técnica basta abrir o navegador de internet do seu dispositivo Android e digitar o seguinte caminho : http://www.fcatec.com/downloads/SiapDroid.apk , abaixo uma figura de como fica o endereço no navegador :

Link para Download no Navegador

Você também pode acessar o mesmo endereço se você possuir um leitor de QRCode em seu Android, apontando o leitor para a figura abaixo :

qrcodeQRCode para download do Siap

Feito isto será iniciado o download do arquivo, e ao final do mesmo, você terá na barra de mensagens do Android, uma mensagem indicando o fim do Download, você utilizará este aviso para clicar no mesmo e iniciar a instalação do Siap, como destacado na figura abaixo :

Fim Download SiapDroid

Ao clicar no arquivo, será iniciada a instalação, a partir de agora, o procedimento é da permissão para a instalação como visto na figura abaixo e esperar a conclusão da mesma.

Permitir Instalar SiapDroid

b) Instalar o SiapDroid a partir do GMail : Esta técnica funciona apenas nos dispositivos Android que possuem a versão do GMail a partir da versão 2.2 do Android, em versões anteriores, você recebe simplesmente o Download do arquivo, e efetua a operação da mesma forma que o tópico anterior, mas no GMail da versão 2.2 em diante, quando você recebe o email com um instalador de uma aplicação anexo, surgirá a opção de instalar diretamente do GMail, como visto na figura abaixo :

Instalar a Partir do GMail

Obs: Para enviar para um email qualquer o arquivo, utilize o link http://www.fcatec.com/downloads/SiapDroid.apk para baixar o arquivo em um computador comum, e a partir do computador envie o email para o dispositivo Android anexando o arquivo baixado.

c) Copiar o arquivo diretamente para um Cartão de Memória SDCard : Esta técnica consiste em tirar um cartão SDCard do dispositivo Android, colocar em computador, e a partir do computador, após baixar o arquivo no link http://www.fcatec.com/downloads/SiapDroid.apk , copiar para o cartão de memória, e colocar este cartão de volta no dispositivo. Após isto deve-se instalar um gerenciador de arquivos no dispositivo Android, o mais utilizado é o Astro, porém existem vários, e a partir do gerenciador de arquivos encontrar o arquivo SiapDroid.apk no SDCard e executar o mesmo, que a instalação será iniciada. Na tela abaixo vemos a tela do Astro exibindo a opção de abrir o Gerenciador de Aplicativos após clicarmos no arquivo SiapDroid.apk.

Utilizando o Astro para Instalação

Espero que este post seja de grande ajuda para quem planeja comprar ou já comprou um dispositivo que não possua acesso ao Play Store.

 

Links relacionados:

Instalando o SIAP no seu dispositivo móvel Android (a partir do play store)

Iniciando/configurando o SIAP no seu dispositivo Android