AndroidSiap

Transmitir dados do Siap em Campo de vários dispositivos a partir de um único celular.

Spread the love

Resolvi criar este post, para divulgar uma característica encontrada na maioria dos Smartphones modernos e que muitos usuários não sabem que existe, que é utilizar um Celular, que possuir plano 3G, como roteador WiFi para outros dispositivos que não possuam plano 3G, como por exemplo outros celulares ou mesmo tablets. Com isso, com uma equipe em campo com o SiapDroid, você pode coletar dados com vários dispositivos, e utilizar o plano de dados de apenas um deles para enviar os dados coletados pelo SiapDroid, agilizando e economizando, já que você precisa ter apenas um plano 3G para utilizar em vários aparelhos.

Inicialmente vamos homogenizar o conhecimento, informando que quando falamos de roteador WiFi, isto também é conhecido como HotSpot em alguns modelos, ou ainda Access Point Portable (APP), ou ainda Acesso Pessoal no iPhone, portanto, dependendo do fabricante, estes diferentes nomes podem ser utilizados para a mesma função.

Outro detalhe importante a ser lembrado, é que, dependendo da operadora, pode-se cobrar um adicional por este tipo de comunicação, bloquear o acesso a partir de múltiplos IPs do mesmo plano 3G, além de outros detalhes, portanto, antes de utilizar esta característica, procure se informar com a operadora, quanto à política em relação ao uso de roteadores Wifi no plano do seu celular.

Inicialmente vamos ver a configuração feita num Android 2.3, para configurar o modo roteador, acesse o ícone de Configurações do Android, e selecione a opção “Conexão sem Fio e Rede” (Fig. 1), feito isto selecione a opção “Roteador Wi-Fi e Modem” (Fig. 2), e na tela seguinte selecione “Roteador Wi-Fi” (Fig. 3) (Se este menu não estiver visível no seu aparelho é por que ele não dá suporte a esta função). Na próxima tela temos duas opções, uma é um check para ativar o roteador, mas antes disso, é necessário configurar a segurança do seu roteador, por que, se você deixar o acesso sem necessidade de senha, ao ativar o seu roteador no celular, qualquer pessoa pode se utilizar do seu roteador para acessar a internet, e isto pode aumentar seu consumo de dados no plano 3G. Selecione a opção “Configurar Roteador Wi-Fi”, dê um nome sugestivo à rede para fácil identificação em outros dispositivos, selecione o tipo de segurança WPA2 PSK, e coloque uma senha forte, que será informada nos outros dispositivos ao se tentar acessar a rede a partir dos mesmos.

Figura 1
Figura 2
Figura 3
Figura 4

Na figura 5 vemos o mesmo tipo de configuração que deve ser feita num iPhone, lembrando que no caso do iPhone, as políticas de uso para essa função por parte das operadoras são ainda mais restritivas, implicando em pagamento adicional caso venha a utilizar esta característica.

Figura 5

Após feita a configuração do roteador, agora basta acessar o menu de configuração de redes sem fio no dispositivo que irá se conectar ao seu roteador, selecionar a rede configurada, digitar a senha e pronto, você terá seu dispositivo que não possui plano 3G, com acesso à internet em qualquer local, possibilitando uma única equipe enviar dados coletados em vários dispositivos em campo, a partir de um único celular com plano 3G.

Espero que esta dica seja proveitosa, um abraço.