Siap

Lançamento da nova versão do Siap

Spread the love

Com este post, buscamos esclarecer principalmente para os atuais clientes das versões anteriores do Siap, o que muda com o lançamento da nova versão do Siap, visto que houve uma mudança de paradigma em relação ao modo como se trabalhava com o Siap até a versão 8.0.

A primeira grande mudança é o fim do Software Siap Desktop, ou seja, não existe mais o software Siap que precisa ser baixado, instalado e registrado em um único computador, para que se possa montar e gerenciar as pesquisas realizadas pelo mesmo. O Siap Desktop foi substituído por um software que é executado diretamente na internet, a partir de navegadores como Chrome e Firefox, e que pode ser executado em qualquer browser moderno de qualquer sistema operacional, para utilizar uma expressão que está moda, executado na “Nuvem”, se libertando por exemplo de sua execução exclusiva em windows, ele pode ser acessado a partir do endereço : http://siap.fcatec.com/apolo?ambiente=siap. (Caso ainda não tenha criado um usuário para acessar o software e conhecê-lo de forma gratuita, favor ir até o endereço http://siap.fcatec.com/cadastro e preencha o formulário para ter acesso ao mesmo.

Com o fim do Siap Desktop, também acaba a comercialização de licenças de software do Siap, e toda a relação comercial da FCA com o software Siap passa a seguir o modelo de compra de pacote de serviços, o qual já existia anteriormente para quem utilizava pesquisas em questionário eletrônico (Tablets e celulares), porém a partir de agora, esta passa a ser a única forma de relação comercial.

Quanto ao software em si, buscamos desenvolver na versão Web uma interface mais fácil e intuitiva do que a existente na versão Desktop, porém, deixando a curva de aprendizado a mais simples possível, para quem já utilizou qualquer versão anterior do software, já que preservamos muitas convenções e técnicas na utilização do software. Neste artigo temos um glossário de termos utilizados no Siap, que facilitam o entendimento dos novos termos utilizados pelo Siap.

Talvez a maior diferença no uso do Siap para quem já era usuário de outras versões, diga respeito aos relatórios, que no Siap Desktop, necessitavam de uma apuração, para somente após este passo ser possível se obter dados dos relatórios pré formatados existentes, não tendo opção de customizar um relatório. Com o Siap a partir da versão 9, a criação do relatório é totalmente customizada, podendo-se misturar entre os itens do relatório tabelas, gráficos e cruzamentos, alterar sua ordem de exibição etc…, bem como não mais é necessária a apuração para sua posterior visualização, para cada vez que se visualiza o relatório os dados são compilados instantaneamente. Outra vantagem é que o relatório é gerado em formato HTML, com isso, você captura o relatório gerado para posteriormente ser possível editá-lo num editor de texto, como o Word, para finalizar o relatório e melhorar sua aparência, deixando o trabalho muito mais produtivo e com resultado final melhor.

O módulo do Siap para dispositivos Android permanece sem grandes alterações no seu funcionamento, apenas melhorias na interface e no protocolo de comunicação, para aumento de performance, a partir de agora, apenas dispositivos a partir da versão 4.0 do android poderão executar este módulo.

Enfim, este artigo serve apenas como introdução do lançamento desta versão do Siap, em outros artigos, detalharemos mais a fundo as novas funcionalidades.