Siap

Glossário de Termos do Siap

Spread the love

Este post se destina a tornar homogênea a linguagem técnica, e o entendimento dos termos técnicos utilizados no software Siap a partir da versão lançada hoje, já que com esta versão houve uma reescrita de todo o software, bem como de todo o entendimento do processo de realização de pesquisas no mesmo.

Abaixo segue a lista de termos utilizados no Siap e seus significados :

1. Questionário : É o conjunto de perguntas, resposta, regras de pulo etc… que definem o questionário de uma pesquisa. Fazendo relação com o modo analógico de se realizar pesquisas, seria um formulário em branco em papel, com suas perguntas e respostas.
2. Entrevista : É o conjunto de respostas efetuadas em um questionário, ou seja, é o resultado do ato de entrevistar uma determinada pessoa com a finalidade de obter as respostas às perguntas de um determinado questionário.
3. Pesquisa : Diz respeito a todo o conjunto que engloba, questionário, regras, localidades, entrevistas, relatórios entre outros itens, ou seja, uma pesquisa remete a todo o trabalho feito para se ter como resultado, respostas às questões que levaram à execução do mesmo.
4. Questionário em modo Rascunho : Ao iniciar a criação de um novo questionário, o modo rascunho é o modo inicial do questionário, e que permite ao usuário, criar perguntas, respostas, alterar, apagar, ou seja, tenha total liberdade para alterar o questionário, de forma a melhor adequá-lo à entrevista que deseja realizar, portanto é necessário que o questionário esteja neste modo quando se deseja alterar o comportamento de um questionário.
5. Questionário em modo Teste : Este modo permite que um questionário recém finalizado, seja enviado à um dispositivo móvel, para ser visualizado, porém, não será possível finalizar a entrevista e enviar de volta ao Siap, como o nome diz, serve apenas para testar a visualização do questionário no dispositivo. A partir do modo teste, é possível voltar para o modo rascunho, de modo que seja possível efetuar ajustes no questionário após sua visualização no dispositivo móvel.
6. Questionário em modo Produção : Após finalizado todos os ajustes do 2 modos de operação anteriores, pode se colocar um questionário em produção, e a partir deste momento, as entrevistas realizadas podem ser enviadas ao Siap, para apuração dos dados coletados.
7. Questionário em modo Finalizado : Este modo tem como finalidade de que a partir do momento em que entre nesse estado, nenhum dispositivo possa mais receber o questionário em questão, porém, os dispositivos que já receberam este questionário, podem continuar coletando dados do mesmo, e enviando os resultados ao Siap.
8. Questionário em modo Encerrado : Após colocar o questionário neste modo, não é possível mais enviar resultados de entrevistas dos dispositivos móveis para o Siap, ou seja, o gestor da pesquisa achou que os dados já coletados são o bastante para compilar os resultados da pesquisa.
9. Dispositivos Siap : Diz respeito à equipamentos, como tablets, celulares, players multimídia, onde são instalados o Software Siap, e que servem para realizar as entrevistas. No momento, os equipamentos compatíveis são os que executam o sistema operacional Android, a partir da versão 4.0, porém no futuro, podemos expandir para outros sistemas operacionais móveis conforma a demanda de nossos clientes.
10. Relatório de Pesquisa : É o conjunto de “Itens de Relatórios” (veja próximo tópico), que definem os resultados compilados de uma pesquisa. Nada mais é do que o arranjo de resultados, organizado de forma a responder às perguntas que foram o objetivo inicial da realização da pesquisa.
11. Itens de Relatórios : São tópicos de um relatório acabado, cada tópico em geral corresponde à uma ou mais perguntas do questionário, e pode ter seu resultado apresentado em forma de tabelas (valor ou percentual), gráficos (pizza, linha, coluna etc…) e cruzamentos entre 2 perguntas. Notar que um relatório, em geral, possui no mínimo o mesmo número de itens que um questionário, ou seja, um item para explicar cada uma das perguntas do questionário.