AndroidSiap

Aumentando a fonte do Siap em dispositivos Android

Spread the love

Uma dúvida recorrente de clientes que utilizam o Siap em dispositivos Android é : “Não é possível aumentar a fonte do texto para melhor visualização ?”.

Antes de explicar como isso pode ser feito, vale uma pequena introdução do que é desenvolver uma aplicação como o Siap em dispositivos Android. A meta primária para um bom software que será executado nas ruas, e toma tempo dos entrevistados, é o perfeito funcionamento do software na maior quantidade possível de dispositivos, independente do tamanho da tela, resolução, formato, entre outras coisas que diferenciam esses dispositivos.

Para se atingir esse perfeito funcionamento mencionado (Sem travamentos, lentidões inesperadas entre outros problemas), é necessário seguir estritamente as diretivas de boas práticas de programação definidas para a plataforma que estamos desenvolvendo, e para o caso desse post, é a plataforma Android.

Essa breve explanação, serve para esclarecer, que essas boas práticas indicam que o programador não deve na grande maioria das vezes, definir uma fonte ou seu tamanho, se quiser que o software seja executado na maior parte dos dispositivos. Isso é claro há exceções, por exemplo, quando o programador determina que o software seja executado apenas em tablets, e não em celulares. Mas, mais uma vez, a intenção é executar no maior número possível de dispostivos.

O programador deve utilizar a fonte e o tamanho, selecionado pelo fabricante, fonte esta que foi determinada como a melhor, após várias horas de testes, em relação às condições do hardware que está sendo executado, que no caso da fonte são basicamente tamanho e qualidade da tela bem como sua resolução. Portanto, se você acha que o tamanho da fonte não é satisfatório, muito provavelmente isto se deve à qualidade do hardware que você têm em mãos.

Mas então não é possível mudar o tamanho da fonte no Siap ? Sim é possível, mas isso não é feito diretamente no Siap, e sim nas configurações do dispositivo Android. De forma que todas as fontes presentes no dispositivo, vão ter esse novo comportamento. Esta configuração, em geral está no seguinte caminho : Configurações->Tela->Tamanho de Fonte. Mas isso pode variar de versão de Android, além de que alguns fabricantes mudam a tela de configuração padrão do Android, e isso pode variar um pouco, estando em outra seção da configuração.

Abaixo vemos a sequência de telas para efetuar a configuração em dois dispositivos diferentes, na linha superior da galeria de imagens, um Galaxy S4, com Android 5.0.1, e na linha inferior, um Moto X com Android 6.0.1 :