GestãoSiap

SIAP – Analisando Mapa geográfico GPS

Spread the love

Analisando Dados coletados com GPS

Aqui mostraremos como obter resultados de uma pergunta do tipo GPS, a primeira forma é de simples auditoria da coleta, ou seja, confirmar onde os entrevistadores realizaram cada uma de suas pesquisas, para ter certeza que seguiram o plano de coleta combinado, e se a distribuição das entrevistas foi feita de forma correta. Na figura 1 vemos um exemplo disto, acessado pelo módulo “Gestão de Resultados – Auditoria por GPS”.  Ao utilizar a primeiro aba da tela “Por Dispositivo Móvel”, você deve selecionar a um ou mais dispositivos que deseja visualizar no mapa, e então clique no botão “Gerar Mapa”.    Pronto, no detalhe podemos observar que ao clicar em cima de um dos pontos no mapa indicam um questionário, temos mais informações sobre quem realizou a pesquisa, o dispositivo e a data/hora da entrevista. Quando o número de opções a serem marcadas no mapa, for superior a 8 (número máximo de cores das setas que marcam uma coordenada geográfica), então você deve se guiar pela combinação de letras e números.

Figura 1 – Pontos de coleta de cada questionário (no detalhe: o questionário 000139 com informações sobre a coleta)

Outra forma de visualizarmos dados neste módulo, é na Aba “Por Pergunta do questionário”, como visto na figura 2.   No exemplo abaixo selecionamos a pergunta 5, dessa maneira podemos visualizar no mapa os questionários que responderam a este pergunta, cada ponto é exibido em cores diferenciadas de acordo com a resposta dada pelo entrevistado.

Podemos visualizar neste exemplo que a resposta “Saneamento” (na cor Azul, letra D) está bem distribuída em todo o território brasileiro, enquanto a resposta “Segurança” (na cor Rosa, letra C) ocorre na maior parte nas regiões centro-oeste, sul e sudeste.

Figura 2 – Coordenadas geográficas dos questionários, com cores diferentes para cada resposta.

Espero que este post ajude em suas pesquisas e até um próximo artigo.