AndroidSiap

Um ano de Serviço SiapDroid, comemoração com algumas estatísticas.

Spread the love

Escrevo este post para comemorar o sucesso do serviço SiapDroid, que com apenas um ano de seu lançamento (na verdade o projeto levou 18 meses desde a ideia ao lançamento), bateu até as expectativas mais otimistas em relação à sua adoção por parte de nossos clientes. No início do trabalho, haviam dúvidas se os dispositivos Android iriam ser um sucesso comercial, pois até aquele momento, a oferta de dispositivo com Android era incipiente, e tudo indicava que deveríamos apostar no iOs com iPhones e iPods (O iPad ainda não havia sido lançado no início do projeto).

E como o Siap/SiapDroid se trata de um sistema estatístico, nada melhor que comemorar esse momento, com a apresentação de algumas estatísticas desse serviço nesse período. Para realizar estes levantamentos, vamos nos utilizar de nossa base de dados, porém todos os dados publicados serão anônimos, para não ferir a privacidade dos usuários do serviço.

A primeira estatística diz respeito aos dispositivos Android mais utilizados por nossos clientes, com os dados coletados a partir do registro de acesso de cada dispositivo que utiliza nosso serviço, montamos a tabela abaixo que descreve a utilização dos modelos mais utilizados entre os 98 tipos de dispositivos que estão utilizando o SiapDroid no momento, são eles :

Código

Modelo

Tamanho de Tela

Tipo

Quantidade

tcc8900

Telechips

7”

Tablet

56

m801

Via 8650 m801

7”

Tablet

32

YP-G70

Samsung Galaxy S

5”

Tablet

29

GT-I9100

Samsung Galaxy SII

4,3”

Fone

22

GT-I5500B

Samsung Galaxy 5

2,8”

Fone

21

GT-S5360B

Samsung Galaxy Y

3”

Fone

21

GT-I9000B

Samsung Galaxy S

4”

Fone

15

umts_jordan

Motorola Defy

3,7”

Fone

14

generic

(Vários dispositivos)

??

Tablet

13

GT-P7500

Samsung Galaxy Tab

10.1”

Tablet

13

E15a

Sony Experia X8

3”

Fone

12

GT-P1000L

Samsung Galaxy Tab

7”

Tablet

12

GT-S5830C

Samsung Galaxy Ace

3,5”

Fone

11

Tabela 1 – Ranking dos dispositivos Android mais utilizados por nossos clientes para o SiapDroid

 Notamos que os primeiros lugares que no início da oferta do SiapDroid, tinham ampla vantagem de dispositivos “Ching-Ling”, estão perdendo terreno para dispositivos com marcas famosas, e entre essas, a Samsung domina com ampla margem, representando 53% dos dispositivos mais utilizados. Isto é um indicativo de problemas que alguns clientes relatam em campo com dispositivos de baixo custo, dando preferência à marcas mais confiáveis. Acredito que até à véspera desta eleição de 2012, tenhamos um ou dois dispositivos de marca na liderança de uso. Ainda analisando os dados da tabela 1, pela ótica da quantidade de dispositivos diferentes e sua heterogeneidade, vemos que a aposta no Android em detrimento do iOs foi mais do que acertada, trazendo um leque de opções à nossos clientes no que diz respeito à custo, funcionalidade e oferta de dispositivos, que o monopólio da Apple nunca vai conseguir fornecer.

 Ainda trabalhando com os dados da tabela 1, criamos a tabela 2, que representa a distribuição em torno do tamanho de telas, indicando uma clara preferência por tamanhos que caracterizam tablets, totalizando 46,5%, quase metade de todos os dispositivos.

Tamanho de Tela

%

7” e acima

46,5

4” até 7”

24,3

Abaixo de 4”

29,1

Tabela 2 – Distribuição de dispositivos utilizados agrupados pelo tamanho da tela

A segunda estatística diz respeito ao formato da pesquisa propriamente dita, das pesquisas formuladas para uso do Siap/SiapDroid, o número de perguntas na média é de 19 perguntas por pesquisa, e 21,7% das pesquisas, possuem uma pergunta do tipo GPS, o que nos leva a reforçar a ideia do crescimento do uso de dispositivos mais confiáveis, já que tablets de baixo custo a priori, não possuem GPS e quando o possuem, não são confiáveis. Esta é uma informação relevante no que diz respeito à comercialização de sua pesquisa, pois cada vez mais veremos o uso desta informação nos relatórios de pesquisa e quem ainda vai adquirir dispositivos Android deve levar isso em consideração.

Outra estatística interessante diz respeito à forma como os dados são enviados dos dispositivos para nossos servidores, o lote médio de registros é de 418 registros enviados, ou seja, a cada vez que se decide descarregar os dados captados no dispositivo para nossos servidores, a quantidade de registros coletados é de 418 em média, este número, em conjunto com o da média de perguntas que é de 19 como visto anteriormente, temos um número médio de 22 questionários enviados a cada atualização, o que vejo como uma boa média de trabalho de meio expediente para um pesquisador experiente, o que vai de encontro com nossa política de segurança dos dados, que pede que os dados sejam enviados sempre que haja um intervalo no trabalho de coleta, seja no almoço ou no fim do expediente.

Encerro este post com a satisfação de estar fazendo parte de um serviço que está trazendo uma verdadeira revolução na forma de realizar pesquisas, e solicito que deixe suas impressões ou sugestões para novas estatísticas anônimas que possa informar os leitores de nosso blog.