Siap

SIAP – Montando um Questionário no SIAP

Spread the love

O segundo passo na elaboração de uma pesquisa no SIAP é “Montar Questionário“.

Utilizaremos o botão “Seleciona Questionário” para escolher o questionário que se deseja trabalhar (acessível a partir do painel de acesso rápido).   Então, será exibida a tela de Seleção de Questionários Ativos, no nosso exemplo iremos selecionar o questionário “Satisfação com Serviços Públicos no Brasil”. 

Em seguida, utilizaremos o botão  “Montar Questionário” para ter acesso a tela de “Estrutura do Questionário”.  Essa tela mostra as perguntas e as suas respectivas opções de resposta do questionário, e também permite incluir novas e alterar perguntas e opções de resposta. 

 

No caso de um questionário recém criado, não haverá nenhuma pergunta/opção de resposta cadastrada.

Os botões NOVO, EDITAR e EXCLUIR disponíveis na parte superior da tela servem respectivamente para Incluir, alterar ou eliminar Perguntas no questionário.

Os botões NOVO, EDITAR e EXCLUIR disponíveis na parte inferior da tela servem respectivamente para Incluir, alterar ou eliminar Opções de Resposta da pergunta selecionada.

 

Nota: Observe que ao selecionar cada uma das Perguntas na parte superior da tela (apenas um clique), as possíveis opções de respostas da pergunta são mostradas na parte inferior da tela.

 

Reordenando Perguntas/Respostas: O campo “Sequencial” indica qual deve ser a sequencia de exibição das perguntas e opções de resposta durante a realização da entrevista (coleta dos dados).  Mesmo depois que as Perguntas/Opções de resposta já tenham sido incluídas é possível alterar reordenar a essa sequencia.  Para isso, utilize o botão PROCESSOS da parte superior/inferior da tela para reordenar perguntas/opções de resposta respectivamente (ver tela ordenação a seguir).  

 

Ao clicar no botão NOVO (na parte superior da tela), a tela de escolha do tipo de pergunta será exibida.

Quando você escolhe o tipo de pergunta desejado, o SIAP inclui imediatamente uma pergunta com o título “Digite um Título para a Pergunta…” e exibe a tela de Cadastro da nova Pergunta.  Os posts a seguir explicam em detalhes sobre cada uma dos tipos de pergunta:

 

IMPORTANTE: Localidades (regiões, bairros, cidades) não devem ser incluídos como uma pergunta/respostas, para isso utilize uma lista de localidades. Clique aqui para saber mais: Posso cadastrar localidades como uma pergunta ?

 

Voltar para:  Criando um novo Questionário no SIAP